O tema abordado pela edição de 2019 do programa MUN-SI em ambiente escolar foi o “Pequeno-Almoço mediterrânico”.

Este mote que teve como objetivo promover os princípios associados à dieta mediterrânica, com enfoque especial no momento do pequeno-almoço, foi trabalhado com 320 crianças de 13 turmas do 3º e 4º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, de 3 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico no município de Oeiras. A Escola Básica João Gonçalves Zarco, Escola Básica António Rebelo de Andrade e Escola Básica Amélia Vieira Luís.

Juntar duas gerações num objetivo comum

A equipa de 6 nutricionistas realizou um total de 36 ações que incluíram 4 ações envolvendo os encarregados de educação “Pequeno-almoço na escola, em família”.  Os encarregados de educação foram convidados a ir à escola tomar o pequeno-almoço com os seus educandos podendo experimentar novas alternativas, novos sabores e aprender receitas saudáveis, práticas e económicas para implementar na rotina familiar.

Programa MUN-SI

Esta ação, que contou com o apoio da Sanofi, teve bastante adesão, contando com mais de 200 encarregados de educação e familiares dos alunos.

O Programa MUN-SI decorreu entre janeiro e junho de 2019 e contou com o apoio essencial dos 13 professores das turmas participantes e dos 3 coordenadores das escolas. A iniciativa é coordenada pelo CEIDSS – Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde e congrega a atuação das autarquias com a iniciativa da Academia e de investigadores do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com o apoio do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Saúde.