.

A Hoterway, membro da rede POS, empresa 100% portuguesa, lançou produto que elimina o tempo de espera pela água quente em todas as torneiras da casa.

.

O lançamento oficial do produto INstant Water, realizado na passada de 12 a 15 de maio durante a Feira Tektónica, valeu à Hoterway o Prémio Inovação 2022.

Esta empresa disruptiva propõe-se eliminar o tempo de espera pela água quente, acabar com o desperdício de água em casa, com o máximo conforto e ainda, 98% das vezes, sem qualquer recurso à eletricidade.

A questão intrigante é como!?!

Através de fenómeno termodinâmico, o material utilizado é PCM (Phase Changing Material), uma parafina mineral de alta performance que, com a passagem da água do sistema AQS a 50ºC, passa do estado sólido ao estado líquido e tem a capacidade de reter o calor durante 24h em painéis de vácuo, dispensando-o quando abrir a torneira e aquecendo a água fria estagnada na tubagem, forma instantânea até 42ºC.

O problema da espera pela água quente é uma questão de sempre, mas para a qual nunca houve nenhuma solução que não implicasse o pagamento de quantias exorbitantes em energia.

Para além disto, existe a questão flagrante do desperdício de água em que, enquanto se espera que chegue quente, se desperdiçam em Portugal milhões de litros. Segundo dados de 2020 da Deco Proteste, mais precisamente 174 biliões de litros de água tratada e pronta a beber é o equivalente a 93.6 milhões de euros.

Assumindo a sua mais alta performance em fase de projeto de construção de casa (vivenda, moradia, apartamento, prédio, urbanização), existem ainda soluções para a fase de remodelações menos invasivas e ainda, sem necessidade de qualquer intervenção, plug & play.

Passo a passo a Hoterway tem vindo a despertar interesse de organizações internacionais como a Solar Impulse Foundation e a MCE.

Há ainda um caminho longo que todos temos que fazer relativamente à eficiência hídrica global, mas foi feito um avanço considerável no que toca à eficiência hídrica predial.

.

Conheça mais: catálogo | ficha técnica | relatório de estudo 2xPE  | relatório de estudo 4xPE

Para mais informação consulte www.hoterway.com ou envie um email par info@heaboo.com.

.

.

.