Num mundo onde os valores sociais estão diluídos, a Spread – Associação de Apoio Social, trabalha nos bastidores de empresas e de entidades de apoio social, multiplicando os esforços na criação de impacto social. Seja na gestão, estratégia, operações ou logística, a Spread tem
como missão ser:
– Um parceiro para empresas que desejam aumentar o seu impacto social, desenhando
soluções estruturadas de impacto social;
– Um recurso para instituições que têm a missão de ajudar portugueses em situação fragilizada, para que possam ter os seus processos simplificados, ser mais eficientes e passem a ter maior capacidade de atuação.
A Spread começou nos EUA em 2017 e iniciou a sua missão em Portugal, em Dezembro de 2019. Ao longo de dois anos e meio, a Spread teve a oportunidade de trabalhar com instituições e empresas, e as principais atividades têm sido:
➔ Melhoria de fluxo operacional e logístico de instituições do terceiro setor;
➔ Redução de risco de vida, auxiliando hospitais durante a pandemia;
➔ Partilha de conhecimento sobre responsabilidade social corporativa aplicada;
➔ Criação de parcerias de impacto social e ambiental.
Como em qualquer outro tipo de organização, também o terceiro setor precisa de uma gestão ativa e efetiva. Depois de dois anos a estudar o terceiro setor em Portugal, a Spread criou o Programa Spread, sendo este, um programa de Aceleração de Impacto Social que se foca na capacitação de instituições sociais portuguesas.
Este programa foi testado em 2021 com a Comunidade Vida e Paz, uma instituição de renome em Portugal, pelo apoio que presta a pessoas em situação de sem abrigo. Do programa resultaram medidas de melhoria e criação de soluções de sustentabilidade da missão desta ONG, nomeadamente:
➔ Redução de custos;
➔ Redução de risco operacional;
➔ Otimização de Recursos;
➔ Melhoria da comunicação interna com task-force, composta por funcionários e voluntários.
“O Programa foi extremamente envolvente, com um lado muito relevante e estruturado para a reflexão. Sem querer, no dia a dia, estamos virados para a reação e agora conseguimos caminhar para uma atuação mais preventiva e com um contributo mais consistente.
Os desafios de sinalizações, que normalmente são fator de desgaste, passaram a ser um fator de motivação e expectativa.
Do Programa resultou uma lista de iniciativas, que já se fizeram sentir através da criação de autonomia, havendo a esperança de que vamos conseguir estabelecer os mecanismos de controlo e monitorização da missão, que é tirar pessoas da rua.”
Testemunho de Celestino Cunha, Gestor do Projeto e Coordenador de Voluntariado da
Comunidade Vida e Paz
Se acredita que a capacitação de ONG portuguesas pode multiplicar e acelerar o nosso
impacto social em Portugal, então conheça mais sobre o Programa Spread em
www.spreadimpact.pt.

Conheça outras noticias aqui.