Entre os dias 23 e 28 de Setembro, o Programa Oeiras Solidária (POS) mostrou como se colabora no concelho, juntando-se a outra iniciativa mais vasta, o  Ano Nacional da Colaboração, promovido pelo Govint – Fórum para a Governação Integrada.

Isabel Martins, responsável pelo POS, faz um balanço muito positivo da iniciativa à qual aderiram diversas entidades da rede POS, com as quais foi co construído o programa da semana. “O ano passado lançamos este desafio e, no seu seguimento, foi constituída uma Comissão Organizadora, com representantes dos diversos sectores (privado, público e economia social), muito ativa, que sugeriu os eventos que integraram a semana”, refere.

ARIA, BMW, Oeiras Dance Academy e Federação Portuguesa de Futebol foram as entidades do POS que, juntamente com o município, tornaram possível a realização desta semana que se encheu de atividades de voluntariado empresarial, workshops, seminários, sessões de consultoria social, mostra de negócios sociais, bem como um torneio de futebol solidário entre empresas.

O objetivo deste programa ambicioso foi, segundo Isabel Martins, “partilhar boas práticas e criar mais sinergias no Concelho de Oeiras”. Foi ainda possível com a iniciativa “contribuir para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 2030, nomeadamente para o ODS 17 dedicado às Parcerias para a Implementação dos Objetivos”.

Esta responsável está certa de que a Semana da Colaboração de Oeiras vai ter ainda repercussões futuras, nomeadamente “no estabelecimento de novas parcerias e de novas ações, não apenas entre agentes locais, mas também para o POS” que, após a iniciativa, se prepara para aumentar o número das entidades que pertencem à sua rede.

Refira-se que a SCO contou com a adesão de 86 entidades e com mais de 1130 participantes, num programa que se desdobrou por 24 atividades distintas.

Destaque para:

• O “Dia Aberto”, que aconteceu a 23 de setembro, no qual empresas e instituições do concelho acolherem cerca de uma centena de visitantes que puderam conhecer melhor as suas atividades.
  • O “Fórum para a Colaboração” dedicado aos temas do Emprego Jovem e Sustentabilidade das Organizações, que decorreu nos dias 24 e 25 de setembro, em parceria com a ARIA, no Templo da Poesia. Esta iniciativa incluiu painéis de discussão, sessões de consultoria social, um speed-match e conversas entre empresários e escritores, no âmbito do “Festival Língua Mátria 2019”.
  • A “Gala Colaborativa”, um espetáculo de dança, teatro e música para apresentação de talentos artísticos como ferramenta para a inclusão social, que se realizou no Auditório Ruy de Carvalho, Carnaxide, no dia 27 de setembro, numa organização em parceria com a Oeiras Dance Academy.
  • E ainda para a “Taça da Colaboração”, um torneio empresarial de futebol promovido em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol e a BMW Portugal. Parte do valor das inscrições no evento reverteu para as obras de remodelação do Centro de Assistência Infantil Nossa Senhora das Dores. Assista ao video da Taça da Colaboração.

Muitos motivos para celebrar mais esta iniciativa do Programa Oeiras Solidária que, no passado dia 29 de setembro, assinalou já 15 anos de existência dedicados à promoção da sustentabilidade no concelho.