Instituto Superior Técnico

2021-03-08T17:47:31+00:00Março 8, 2021|Opinião|

Responsabilidade Social Instituto Superior Técnico

O Laboratório de Inovação Social (SILAB) do IST foca-se na inovação frugal (fazer mais com menos) resolvendo problemas sociais de comunidades locais a nível mundial. O SILAB envolve investigadores e estudantes de diferentes formações que desenvolvem seus projetos sob a supervisão de professores e especialistas e compreende:

……………(i) um novo modelo educacional integrando uma dimensão económica e humana da tecnologia;

………….(ii) um programa de mobilidade onde os alunos desenvolvem soluções no local;

………….(iii) uma rede internacional de parceiros e

………….(iv) um laboratório físico onde diferentes partes interessadas podem interagir e gerar produtos que atendam às necessidades das comunidades.

.
Todos os anos nascem mais de 30 projetos nesta área apoiados pela Prof. Ana Carvalho e pelo Prof. Miguel Amaral.

Um desses projetos é o DETU, plataforma de auxílio à mobilidade de pessoas seniores no transporte público, que conquistou o prémio Impact Category na Grace Academy, o prémio TecInnov Social Innovation Award, o prémio Lab2Market@Tecnico e uma menção honrosa na 1ª Edição do Oeiras Valley. Através do SILAB a plataforma DETU foi testada por um grupo de idosos que visitaram o IST. O sucesso do evento demonstrou a importância de integrar a comunidade com as universidades e os alunos, promovendo um intercâmbio de informações e experiências benéficas para a sociedade.

.

Adicionalmente, estudantes de diferentes nacionalidades e cursos trabalharam no projetoInovação Social: Desenvolvendo bens / serviços para atender às necessidades de indivíduos e comunidades vulneráveis no mundo”. Os alunos enfrentaram desafios vindos de diferentes regiões da Índia, em articulação com cinco universidades indianas e desenvolveram soluções para problemas complexos reais em comunidades específicas. Um dos projetos – E-MITRA, uma app para agricultores analfabetos – ganhou uma menção honrosa no E.Awards/IST. No final do semestre, alguns alunos tiveram a oportunidade de viajar para a Índia e testar, na prática, os seus trabalhos.

.

Para além do SILAB o técnico desenvolve diversas campanhas no âmbito da sua parceria com o Programa Oeiras Solidária. Uma dessas campanhas tem visado, nos últimos dois anos, o apoio à causa animal, nomeadamente a recolha de bens para os animais do CROAMO – Centro de Recolha Oficial de Animais. Em 2019, numa venda de bolos, foram angariados 211,63€ utilizados na aquisição de medicamentos para os animais do CROAMO.
Em 2020, em virtude da pandemia, não nos sendo permitido realizar um evento presencial, procedemos à angariação de bens através das redes sociais, o que permitiu recolher várias embalagens de ração para cães e gatos.

.

Saiba mais em: