Ceetrus

2020-09-08T15:34:47+00:00Setembro 8, 2020|Opinião|

Responsabilidade Social Alegro Alfragide / Ceetrus

Desenvolver uma responsabilidade social corporativa eficaz e eficiente é uma das principais preocupações da Ceetrus Portugal, empresa gestora do Centro Comercial Alegro Alfragide, enquanto membro ativo das comunidades onde se insere. Nesse sentido, são diversas as ações desenvolvidas em prol de, e em conjunto, com as entidades locais para benefício de todos.

Ao longo do ano, são diversas as iniciativas promovidas pelo Alegro Alfragide que visam uma intervenção social na comunidade, como por exemplo a realização de um showcooking com os jovens do Projeto Experimenta-te ou a atribuição de bilhetes para a pista de gelo e para o espetáculo de Natal à Câmara Municipal de Oeiras para distribuírem pelas associações e famílias carenciadas do município. Adicionalmente, o Alegro Alfragide desenvolve todos os meses o projeto “Caixa Solidária”, com diferentes campanhas e diferentes instituições do concelho. Este projeto colaborou algumas vezes com a campanha “12 Meses, 12 Produtos” da Câmara Municipal de Oeiras, destacando-se a recolha de bens para apoio às vítimas do ciclone Idaí, em Moçambique.

Para a comunidade em geral, a Ceetrus promove no Alegro Alfragide, ao longo do ano, diversas campanhas de recolha de sangue em parceria com o IPST – Instituto Português do Sangue e Transplantação; diversos rastreios de saúde abertos a toda a comunidade; vendas solidárias como, por exemplo, pirilampo mágico, calendário dos escuteiros, etc.; participação na iniciativa Hora do Planeta com uma hora de luzes parcialmente desligadas; criação de uma horta biológica durante o verão, em que os clientes plantam e cuidam das suas próprias hortas; entre outras.

No contexto da pandemia da Covid-19 em Portugal, temos trabalhado em conjunto com as comunidades locais para perceber quais as reais necessidades e de que forma a Ceetrus pode atuar para minimizar essas mesmas carências. Articulámos diretamente com a Câmara Municipal de Oeiras a doação de 100 cabazes a famílias carenciadas do concelho, bem como a doação de um microondas para o posto de testes à Covid-19 instalado no município de Oeiras. Paralelamente, foram ainda efetuadas diversas doações de bens alimentares e material de proteção individual a diversas associações do concelho: Bombeiros Voluntário de Carnaxide, PSP de Oeiras, Centro Sagrada Família, Feeling Animals, entre outras. Numa perspetiva mais global, a Ceetrus Portugal contribuiu com a aquisição de três ventiladores para unidades hospitalares nacionais. No total, estas ações representaram um apoio de cerca de 70 mil euros às comunidades locais em projetos de combate à pandemia.

Estes são alguns exemplos da criação de impacto positivo da Ceetrus Portugal, tanto a nível global como nacional, uma vez que a nossa estratégia de Responsabilidade Social Empresarial é muito mais abrangente. A nossa estratégia de RSE alia dois eixos: Carbono Negativo e Território Positivo, priorizando assim o impacto ambiental e económico, com foco no território de proximidade. A Ceetrus está permanentemente atenta às necessidades das comunidades envolventes e empenhada em encontrar alternativas para apoiá-las sempre que possível, gerando um impacto positivo.

Artigo assinado por:

João Remondes, Líder de Transformação e Impacto Positivo da Ceetrus