Seda Ibérica

2020-11-13T11:42:09+00:00Novembro 13, 2020|Opinião|

Responsabilidade Social Seda Ibérica

A Seda é um Grupo Internacional especializado na conceção, desenvolvimento e produção de embalagens de cartolina, embalagens flexíveis e embalagens para recipientes especiais, em quatro áreas de negócio – Gelados; Grande Restauração; Indústria Alimentar e Não Alimentar – oferecendo uma gama completa de soluções para diferentes mercados.

Somos um Grupo, privado, com uma cultura familiar que atua com as melhores práticas, sistemas e referenciais de gestão profissional, dos quais destacamos:

A Certificação ISO 9001: 2015; Segurança alimentar; Padrão BRC-IoP (todas as fábricas europeias certificadas com Grau AA / A); HACCP adotado como diretriz; Certificação FSSC 22000 (EUA); Programa de rastreabilidade completo em vigor para todas as linhas de produção; Certificação ISO 14001: 2015; SFI, PEFC, FSC; OHSAS 18001-2007, Responsabilidade social; GMP (Boas Práticas de Fabricação); TPM (Manutenção Produtiva Total); Melhoria continua; Kaizen (TPM), bem como asseguramos o cumprimento de especificidades exigentes dos nossos Clientes.

Desde a nossa origem em 1964 até aos dias de hoje, que a responsabilidade pelos impactos das nossas decisões e atividades são assumidas com compromisso pela comunidade e pelo meio ambiente, através de um comportamento ético e transparente que assenta no princípio de que a

“sustentabilidade é uma maneira de ser e não só uma maneira de operar”.

Por isso, no nosso Grupo, adotamos diariamente comportamentos e ações que refletem esse mesmo princípio:

    • Respeito e consideração pelas expectativas das diferentes partes interessadas;
    • Cumprimento da legislação, referenciais normativos e normas de conduta;
    • As fontes renováveis que utilizamos representam cerca de 90% do portefólio de matérias primas que adquirimos;
    • 100% das fibras utilizadas são sustentáveis e certificadas;
    • Mais de 99% dos resíduos são reciclados;
    • Os scorecards ambientais mostram tendências positivas de redução do impacto ambiental;
    • Ativação regular e constante de Programas de Redução de Desperdício;
    • As práticas laborais, como o respeito dos direitos humanos, trabalho e formação, diversidade, igualdade de género, saúde e bem-estar dos trabalhadores são adotadas com o cumprimento da legislação em vigor e superando-o em algumas matérias;
    • As questões ambientais, como a biodiversidade, alterações climáticas, utilização eficiente dos recursos e prevenção da poluição;
    • O combate à corrupção;
    • O envolvimento e o contributo para o desenvolvimento da comunidade;
    • A inclusão de pessoas em situação de desigualdade; e
    • Acolhimento de estagiários para proporcionar uma experiência corporativa, estreitando os laços com escolas profissionais, centro de emprego e universidades;
    • Apoio a diversas causas de ajuda comunitária;
    • Salvaguarda dos interesses e benefícios dos consumidores.

Tais comportamentos estão enraizados em toda a organização e é praticada no contexto das suas relações com acionistas, clientes, parceiros, fornecedores, trabalhadores e comunidade em geral.

Mais recentemente avançamos com mais um projeto de inovação com a finalidade de contribuir para a Sustentabilidade através de um novo produto ECOSHINE com os seguintes objetivos:

  • Desenvolver um copo de papel, para bebida fria, que seja revestido por polietileno apenas na parede interior. O fato de ser mono polietileno, permite melhorar o grau de reciclabilidade, o que conduz a um melhor aproveitamento da fibra, contribuindo assim para uma economia de maior circularidade.

Trata-se de um projeto impulsionado pela diferença de temperatura entre a bebida fria e a parede do copo de papel, no qual a bebida é servida, gerando-se a condensação na parede exterior do copo. Para que a parede do copo não absorva as gotas de água e leve a uma perda de rigidez, aplica-se polietileno também na parede exterior do copo. Decorrente de diversos ensaios laboratoriais e industriais, confirmou-se que a aplicação de um revestimento de PE de ambos os lados da cartolina, dificulta o processo de reciclagem.


Por isso a importância de encontrar uma solução urgente e eficaz. O projeto ECOSHINE tem em vista a substituição do PE no exterior através da aplicação em processo industrial de um verniz de base aquosa (Ecoshine Coating). Este verniz tem uma performance idêntica ao PE, permitindo uma maior efetividade de reciclagem e diminuindo em 55% a presença de plástico.


O projeto conta com uma Equipa Multidisciplinar de referência da Seda Ibérica, abrangendo as áreas Comercial, Desenvolvimento, Qualidade, Produção e Financeira.

A candidatura deste projeto está em vias de ser submetida à Sociedade Ponto Verde e aguardaremos ansiosamente pela apreciação e apoio para levarmos à ação uma das apostas de que todos poderemos beneficiar.