Astrazeneca

2021-08-30T08:29:01+00:00Agosto 30, 2021|Opinião|

Responsabilidade Social Astrazeneca

A sustentabilidade está no nosso ADN

Com a sustentabilidade no topo das prioridades, e entendendo-a não apenas do ponto de vista da proteção ambiental, mas indo mais além, nomeadamente na ética e transparência, assim como no acesso aos cuidados de saúde, a AstraZeneca tem apostado fortemente no desenvolvimento de diversas ações de elevado impacto.

Especificamente na proteção ambiental, a companhia tem feito sucessivas alterações nos escritórios de modo a torná-lo mais amigo do ambiente. São disso exemplo a instalação de painéis fotovoltaicos e a utilização de energia 100% renovável, a redução do consumo de água, assim como a mudança da luminária para LEDS, ou abolição do uso de garrafas e copos de plástico e transição para recipientes reutilizáveis. Também o uso de papel tem reduzido drasticamente devido à digitalização dos processos e à política “No Paper” – uso de papel apenas em situações onde não existe a opção digital. Em marcha está, também, um projeto de tratamento de resíduos.

Na frota, que é composta por perto de duas centenas de viaturas, a redução das emissões de CO2 têm sido uma preocupação ao longo dos últimos anos, com a opção por viaturas híbridas e plug-in, que representa hoje 30% da frota, esperando-se atingir os 50% no final do ano. Paralelamente, está em curso um projeto piloto com viaturas elétricas, prevendo-se 12 até ao final do ano, sendo que o objetivo é ter até 2025 toda a frota composta por viaturas elétricas. Todas estas alterações têm diminuído significativamente a pegada ambiental da companhia.

Nos últimos dois anos a AstraZeneca tem ido mais além. Tão importante como todos os projetos de redução de consumos é fazer contribuições ainda mais efetivas. Neste sentido, optámos pela plantação de árvores. Em 2020 foram plantadas 5000 árvores no Algarve e, este ano, a zona de Leiria recebeu outras 5000. Estas duas ações, desenvolvidas em parceria com a Quercus, permitiram-nos contribuir de forma positiva para o meio ambiente, o que nos deixa não apenas satisfeitos, como nos impele a continuar neste caminho.

A AstraZeneca, através da Oeiras Solidária, é um parceiro habitual da comunidade de Oeiras, desenvolvendo diversas ações de apoio às instituições do concelho. Apesar da pandemia, o apoio à comunidade não tem ficado esquecido. No final do ano passado a distribuição de material de escritório e equipamento informático por várias entidades, assim como a oferta de vouchers para aquisição de bens diversos, ou a distribuição de bens doados pelos nossos colaboradores estiveram entre as ações desenvolvidas. Apesar de estarem em teletrabalho, os colaboradores continuam a fazer chegar à companhia bens diversos para doação.

O trabalho feito globalmente tem merecido diversos reconhecimentos. O mais recente foi  a nomeação da AstraZeneca no evento Europe’s Climate Leaders 2021, do Financial Times, como uma das empresas da Europa com maiores progressos em ações climáticas. Uma nomeação que nos orgulha e que nos encoraja a continuar a fazer cada vez mais e melhor.

.