O conceito ligado a toda a política animal desenvolvida pela CM Oeiras é a promoção continuada da adoção, para que cada animal seja integrado numa família, de forma a gerar mais rotatividade e o Município possa dispor de mais espaço para acolher novos animais provenientes da via pública. Neste sentido, para além dos meios já utilizados para a promoção da adoção, nomeadamente redes sociais, eventos (Feira e Festa Animal) as ações junto das empresas / escolas e outras instituições entre outras iniciativas, vêm contribuir para o aumento do número de adoções.

No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Animal e do Programa Oeiras Solidária, a Câmara Municipal de Oeiras, através da sua Unidade de Bem-estar Animal (UBEA) realizou, no dia 4 de outubro, a ação de sensibilização “Tenho um Animal de Estimação…. E agora?”, nas instalações da PHC – Software, situada no Lagoas Park.

Num ambiente descontraído e com todos os colaboradores motivados, foram apresentadas diversas temáticas: a importância de ter um animal de estimação; como escolhê-lo; os cuidados e necessidades básicas dos mesmos; obrigações legais; entre muitas outras.

Relembramos que o Município de Oeiras oferece a identificação eletrónica, a vacinação obrigatória e a esterilização de todos os canídeos e felídeos adotados no CROAMO e no Centro de Apoio Animal.