O Programa MUN-SI: Programa de Promoção de Saúde Infantil em Município, é desenvolvido pelo Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (www.ceidss.com) e integra a Estratégia Municipal de Promoção e Educação para a Saúde em contexto escolar do Município de Oeiras.

Este programa comunitário, que celebra 10 anos de intervenção na promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis em crianças dos 6 aos 10 anos, tem como objetivo principal a abordagem da obesidade infantil em ambiente escolar.

O MUN-SI atua em seis áreas fundamentais: “Escola Saudável”, “Família”, “Cidade Ativa”, “Formação”, “Investigação” e “Comunicação” através do desenvolvimento de atividades dirigidas à comunidade nos municípios.  Em Oeiras, este programa atua na promoção da “Escola Saudável” e dirige-se ao 1º ciclo do Ensino Básico atuando em sala de aula através de atividades lúdico-educativas que abordam temáticas associadas à promoção da Dieta Mediterrânica, como os “Lanches Saudáveis”, “Frutas, Hortícolas e Água”, “As Leguminosas”, o “Pequeno-almoço mediterrânico “. O programa não só pretende incentivar o consumo de alimentos saudáveis nas crianças como também atua nos principais intervenientes de mudança comportamental, sensibilizando assim toda a comunidade educativa e encarregados de educação para a importância da adoção de hábitos alimentares e estilos de vida mais saudáveis.

Tem como parceiro privilegiado a empresa SANOFI, que apoia a sua implementação local, através do Programa Oeiras Solidária: “É com muito gosto que a Sanofi apoia o projecto MUN-SI desde o seu lançamento no concelho de Oeiras. É nossa responsabilidade apoiarmos e estarmos envolvidos socialmente com as comunidades locais, nomeademente junto das populações mais vulneráveis como as crianças. No caso do MUN-SI a nossa parceria reflecte-se na informação sobre hábitos de alimentação saudável e e prevenção da obesidade. Para além do acesso ao medicamento, o nosso compromisso é também com a saúde e o bem estar da sociedade.”

Desde 2008 que o MUN-SI, liderado por uma equipa de nutricionistas jovem e dinâmica, já abrangeu mais de 20 escolas do 1º ciclo do Ensino Básico de Oeiras e mais de 4500 alunos, com resultados muito positivos ao nível das atitudes e práticas alimentares e do estado nutricional infantil.

MUN-SI