.

“Vizinhos à Janela” venceu o prémio “Solidariedade Civil” do Comité Económico e Social Europeu (CESE), no valor de 10 mil euros, na categoria “ofertas culturais”, enquanto movimento ativo no combate ao isolamento e solidão.

Este projeto nasceu de um movimento de residentes do “Jardim dos Arcos”, Oeiras, em particular pelo morador Iñigo Hurtado, em plena pandemia de COVID-19.  

Conforme noticiado em maio de 2020, através do testemunho de Mónica Baptista, Diretora da Fun Languages (empresa POS) “Vivo nos Jardins dos Arcos onde começou esta excelente iniciativa por parte de um dos moradores em animar as pessoas que de repente se viram confinadas e assustadas com toda esta pandemia que fez o mundo parar. Achei a ideia maravilhosa e nobre!”.

Leia o testemunho na integra aqui. 

Recordamos que este movimento, além de combater a solidão e o isolamento dos residentes, ajudou várias famílias do concelho de Oeiras, identificadas pela União de Juntas de Freguesias de Oeiras, São Julião, Paço d’Arcos e Caxias, bem como a Associação Sol Fraterno de Oeiras, Casa da Criança de Tires, Família Solidária de Oeiras, através da recolha e entrega de bens alimentares..

Fotografias de Tiago Duarte:.

 

.