A Associação Prevenir, em parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, a empresa Sumol+Compal e com o apoio do Centro de Formação de Escolas do Concelho de Oeiras para a acreditação realiza, anualmente, o Programa Crescer a Brincar, que acompanha crianças ao longo dos 4 anos do 1º ciclo do Ensino Básico para o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, de forma a promover a saúde mental e o ajustamento psicológico, permitindo assim comportamentos positivos e saudáveis, através do reforço dos fatores de proteção.

O Crescer a Brincar desenvolve-se de forma sistémica através de diversas sessões técnicas com dinâmicas promotoras de diálogo e troca de ideias, desenvolvendo os vários temas em aula e complementando os mesmos através de manuais adaptados que incentivam, ainda, o desenvolvimento de competências de leitura. De forma a expandir o conhecimento e trabalho no meio escolar, o programa pretende ainda capacitar e formar os professores envolvidos no aprofundamento das suas estratégias pedagógicas e relacionais.

Envolvendo todos os agentes educativos, o Programa é aplicado em algumas escolas do concelho alcançando, no ano letivo 2021/2022, 8 escolas, 29 professores e 570 alunos de 5 agrupamentos diferentes. No mesmo ano, com o apoio monetário da Sumol+Compal, membro da Rede POS, foi possível realizar o programa com 187 alunos do Agrupamento de Escolas Carnaxide-Portela.

O programa Crescer a Brincar faz parte da Base de Dados EDDRA como um dos melhores programas de Prevenção Escolar da Europa e, em 2019, ganhou o prémio Saúde Sustentável. Em agosto 2021, foi aprovado pela ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, por considerem ser de “elevada relevância e impacto positivo no território”.

Para mais informações consulte: https://prevenir.eu/wp-site/index.php/pt/programa-crescer-a-brincar/

Conheça outras noticias aqui.