Todos os anos, muitas entidades da economia social espalhadas pelas várias freguesias do território promovem inúmeras atividades que ajudam a enriquecer a pausa letiva do verão. Colónias de férias, workshops, atividades lúdicas, desportivas e culturais e cursos de inglês, entre muitas outras iniciativas, para várias idades. Ao participar ou inscrever os seus filhos num destes programas, estará a contribui para a sustentabilidade de cada uma destas organizações.

Aqui ficam algumas ideias:

A “Campus de Férias Cativ’arte” é uma colónia de férias inclusiva, da Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), que se destina a crianças e jovens dos 6 aos 17 anos. Decorre de 24 a 28 de Junho e de 1 a 5 de Julho, de segunda a sexta, das 08h30 às 18h00, no Centro Nuno Belmar da Costa e no Centro Paroquial de Nova Oeiras.

A Associação Esfera Solidária tem um programa de férias com atividades culturais e desportivas. Este “Summer Camp” destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 16 anos e decorre de 17 de junho a 9 de Agosto, de segunda a sexta, entre as 10.30h e as 13h e as 14h e as 16.30h, na Associação Esfera Solidária.

O seu filho(a) gosta de cavalos? Já andou a cavalo? As “Férias a Galope” são a oportunidade perfeita para experimentar. De 22 de Junho a 9 de Agosto, a Academia Equestre João Cardiga abre as suas portas a crianças e jovens dos 7 aos 14 anos e ensina-lhes a montar e a cuidar dos cavalos, entre outras atividades. Estas decorrem de terça a sexta, das 09h00 às 18h00, na Academia, em Leceia, Barcarena.

A “Colónia de Verão” do Centro Social e Paroquial de Oeiras é um programa de férias com atividades desportivas, passeios culturais, workshops e idas à praia e piscina. Destina-se a crianças dos 6 aos 14 anos e divide-se em turnos que decorrem de 17 de Junho a 9 de Agosto no Centro de Estudos Projeto Vida XXI, em Oeiras, das 8h30 às 19h.
Os “Tempos Livres” da Escola do Arco destinam-se a crianças dos 12 meses aos 6 anos e decorre de 1 de Julho a 31 de Agosto, das 08h00 às 18h00.

Os “Campos de Férias” da Cooperativa Nova Morada contam com atividades desportivas, praia e visitas culturais. Destinam-se a crianças dos 6 aos 15 anos e realizam-se de 24 de Junho a 30 de Agosto, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30.

A Pandilha Jovem tem uma colónia de férias “Férias Vivas” destinada a crianças dos 6 aos 16 anos, de 2 a 26 de Julho.

A Fun Languages(FL) está a organizar cursos de verão de inglês para crianças, jovens e adultos. Os cursos de verão para crianças em Portugal aliam a prática desportiva ao ensino de línguas. De manhã, as crianças terão aulas de surf em Carcavelos e à tarde aulas de inglês (1h30 para a prática e desenvolvimento da língua inglesa e a outra 1h30 para a criação e desenvolvimento de um projeto sobre a proteção do meio ambiente (também em Inglês). Destinam-se a crianças dos 7 aos 15 anos. A inscrição é 30 euros (a deduzir no valor do curso), meio dia 105 euros/semana e um dia inteiro 220 euros/semana. Os cursos de verão em Inglaterra para crianças dos 10 aos 18 anos decorrem durante 15 dias. Estes cursos consistem no aperfeiçoamento da língua inglesa com 3 horas diárias de inglês, inserido na cultura inglesa com alunos de vários países, com a mesma faixa etária. Também tem várias atividades desportivas e excursões incluídas: duas de dia inteiro e uma de meio dia. Uma das excursões será um fim de semana em Londres, onde as crianças e jovens vão assistir a um musical! Preços dos cursos a partir de 1800 euros.

Para graúdos…

Há cursos de verão intensivos de inglês. Quer melhorar a sua formação? Então estes cursos são para si! Todos os cursos são para adultos em regime pós laboral, com o objetivo principal de ter uma formação certificada numa língua estrangeira (Certificação DGERT). Com professores nativos e a metodologia da FL, os formandos são estimulados a quererem voltar a estudar a língua inglesa e a serem reconhecidos pelo seu desempenho. Placement test gratuito e por marcação. A FL tem três tipos de cursos: o beginner, que se destina a quem tem poucos ou nenhuns conhecimentos da língua inglesa; o elementary (A2.1), destinado a quem tem alguns conhecimentos básicos de inglês, mas que estão um pouco “esquecidos”; o conversação (B1), que se destina a quem já possui um bom nível de conhecimento da língua e necessita sobretudo de praticar a oralidade nos mais variados contextos: pessoal e profissional. Os cursos beginner e elementary são compostos por 50 horas e funcionarão todos os dias das 19:10 às 21:00, com início a 17 de Junho e término a 22 de Julho. O curso conversação é composto por 25 horas das 19:10 às 21:00, com início a 17 de Junho e término a 22 de junho. As inscrições são 30 euros e o curso de 50 horas custa 300 euros ou 270 em pronto pagamento.