A Dra. Andreia Castro, médica de Medicina Geral e Familiar, Urgência e Consulta do Viajante Online, esteve recentemente em Beirut – entre os dias 8 a 15 de Agosto – a prestar assistência médica voluntária.

Na sequência da catástrofe vivida recentemente em Beirut – capital Libanesa – a situação que se vive actualmente nos Hospitais, assim como nas ruas, é dramática.

O Líbano é um dos países com maior inflação do mundo, com enormes problemas socioeconómicos e políticos, aliado a uma corrupção marcante. Graças a diversas doações dos portugueses, gastou no local cerca de 4000 USD em máscaras N95, desinfectante, consumíveis – luvas, compressas, betadine, soro fisiológico e outros -, assim como em medicamentos.

A Dra. Andreia Castro, tendo vivido localmente estas problemáticas e vem apelar à solidariedade de todos: “Consciente de que temos as nossas próprias dificuldades económicas mas que não podemos ficar indiferentes, venho deste modo apelar ao contributo de qualquer material que possam dispensar. Este apelo refere-se especificamente a medicamentos e a material médico de diferentes tipos, cujas especificações recolhi de diversos hospitais e ONGs. Alternativamente, encontro-me ainda a receber donativos financeiros de qualquer valor para o NIB 0007 0000 0001 7842 763 23. Tal valor destina-se exclusivamente à aquisição dos medicamentos e materiais supracitados, assim como a aquisição de novo bilhete(s) para voltar a Beirut. “ – para obter as listas de materiais e medicamentos necessários contacte o POS.

Neste momento já está garantida a logística de envio de um contentor de 20 a 40 toneladas, estando atualmente a solicitar as doações, até dia 7 de setembro, no sentido de este ir o mais preenchido possível. Uma vez enviado, o mesmo demorará 21 dias a chegar a Beirut, havendo o acompanhamento da chegada e entrega do seu conteúdo às unidades mais necessitadas por parte da própria.

O Hospital da Luz Lisboa, parceiro original desta iniciativa e onde a Dra. Andreia é médica, já doou quase 15 Kgs de material.

Em Beirut está em contacto com ONG e hospitais locais:
– Hotel-Dieu de France

– Hopital Libanais Geitaoui

– Hospital Governamental Babdaa

– Clinique Du Levant

– ONG Inara
– ONG Lebannon Needs

– Lebanese Autism Society
– Lebanese Red Cross

Para mais informações contacte Andreia Castro, através das suas redes sociais, onde inicialmente começou a partilhar a ida a Beirut com os seus seguidores. Teve nessa semana um alcance de 27 mil contas, gerando mais de 1 milhão de interações no instagram e 55 mil contas no Facebook com interação igualmente proporcional:

Instagram @me_across_the_world  (12.900 seguidores)

FacebookMe across the World  (4500 seguidores)

– Linkedin –  AQUI 

Blog de viagens: AQUI

Página profissional: AQUI 

Algumas das reportagens emitidas durante esta semana, seja na imprensa escrita seja na televisão: