Implementado em Oeiras desde 2012, o Programa de Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis – “Eu Passo…” insere-se nas estratégias de promoção da saúde em contexto escolar do Município de Oeiras e até à data já beneficiou 10 escolas e 1357 alunos do Concelho. Tem como parceiro privilegiado a Empresa SUMOL+COMPAL, que apoia a sua implementação através do Programa Oeiras Solidária.

Desenvolvido pela Associação PREVENIR, tem como objetivo a promoção de competências sociais/emocionais e de hábitos de vida saudáveis nos jovens, reforçando a prevenção de comportamentos de risco na adolescência, pois reconhece a importância da intervenção preventiva junto dos mais jovens, enquanto público-alvo suscetível ao desenvolvimento de comportamentos de risco e hábitos de vida pouco saudáveis, como a iniciação precoce aos consumos, nomeadamente de tabaco e álcool. Pretende-se, desta forma, capacitar os jovens para a tomada de decisões, para a resistência à pressão dos pares, e para o desenvolvimento de competências de gestão emocional, fundamentais de serem adquiridas e estimuladas na adolescência.

Destina-se a alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico e tem como mais valia a capacitação/formação dos professores (habitualmente os diretores de turma) que posteriormente aplicam o programa junto dos jovens na área curricular de educação para a Cidadania (ações integradas no Projeto de Educação para a Saúde).