No sábado, dia 26 de outubro, a ITQB NOVA abre suas portas para um dia cheio de atividades para pessoas de todas as idades. No Ano Internacional da Tabela Periódica, os seus investigadores convidam-no a “Juntar-se aos elementos” e a descobrir a química no nosso quotidiano.

As portas estarão abertas das 10h às 17h, com visitas a laboratórios, instrumentos científicos e estufas. Estão previstas sessões de speed dating com cientistas, palestras científicas sobre a Arquitetura da Vida, a Dança dos Elementos e a Tabela Periódica da Medicina e uma feira de ciências com experiências. As crianças vão construir moléculas com gomas, aprender com os jogos da Fotossíntese e da Tabela Periódica, descobrir as surpreendentes experiências químicas do cientista Carlos Romão e preencher os seus passaportes com dezenas de atividades.

Ao final do dia, todos terão descoberto a Pirâmide em nosso jardim e aquilo que está por baixo, e perceberão que não pode haver expressão mais enganosa do que “não contém químicos”. Afinal, a química está em toda parte: nos objetos do nosso dia-a-dia e até mesmo em nós!

O Dia Aberto do ITQB NOVA é organizado a cada dois anos pelos investigadores do instituto, com o objetivo de mostrar a ciência que é aqui desenvolvida. É uma oportunidade única de descobrir a instituição por dentro, conversar com os nossos cientistas, saber mais sobre uma carreira científica e descobrir a ciência das nossas vidas.

Saiba mais sobre o Dia Aberto.