2021 foi um ano de transição entre a vivência em pandemia plena com a procura de uma nova normalidade.

Perante esta realidade, o POS procurou responder às situações que surgiam da pandemia, bem como ao desenvolver projetos e apoiar na concretização de outros.

É necessário realçar alguns aspetos, nomeadamente:

-Ações de voluntariado que, em 2021, voltaram a ter uma grande expressão, tanto na forma presencial e “mão na massa” como em formato online com a partilha de conhecimentos por meio de formações e sessões em formato webinar.

-Apoios concedidos em forma de entrega de bens alimentares, higiene e mobiliário.

-Promoção dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS),

-Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, através do desenvolvimento de várias iniciativas, potenciando o ODS 17 “Parcerias para a Implementação de Objetivos”, visto a atividade e génese do POS estar a par com o mesmo.

Destacamos:

Rede POS cresceu e totalizou 184 entidades aderentes em 2021

78 Parceiros apoiaram, pelo menos uma vez, uma entidade e/ou projeto

73 Entidades da Economia Social foram apoiadas, pelo menos uma vez em 2021

+ 70 mil euros em donativos financeiros e não financeiros

181 apoios mediados ao longo do ano

Em 2022 o POS irá apostar em projetos e iniciativas com os objetivos de:

• Dinamizar projetos identificados pelos serviços municipais e submetidos diretamente ao POS;
  • Mediar e priorizar apoios de emergência direcionados para os grupos mais vulneráveis;
  • Intensificar a colaboração entre os membros da Rede POS, tornando esta plataforma mais dinâmica;
  • Dinamizar de forma sistemática a implementação dos ODS pelos membros da Rede POS, orientando os seus programas de responsabilidade social para encontrar soluções que respondam às metas estabelecidas na Agenda 2030;
  • Apostar na área da comunicação, através da maximização do Portal POS e de novas ferramentas;
  • Apoiar os membros da Rede na avaliações e obtenção de resultados e impactos das suas ações;
  • Estimular o voluntariado corporativo;
  • Promover a empregabilidade;
  • Desenvolver programas de consciencialização ambiental

A todas as Entidades Apoiantes e Apoiadas, aos Parceiros da Rede, Entidades de intervenção estratégica, o nosso AGRADECIMENTO!

Conheça o Relatório de Atividade Anual POS’21 na integra AQUI: