A Câmara Municipal de Oeiras lançou a campanha “Ligados à Comunidade Geramos Sustentabilidade“, assumindo o compromisso do Município com a prossecução dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo é estimular um movimento a favor da sustentabilidade local e promover o efeito multiplicador que a partilha de boas práticas empresariais tem nos indivíduos e nas organizações, tendo sido esta a razão da escolha de empresas sediadas em Oeiras como parceiras nesta campanha.

Uma vez que, os ODS são o mínimo múltiplo comum de entendimento para o futuro sustentável da humanidade, cobrindo áreas como o combate à pobreza, o respeito pelos direitos humanos, pela identidade de género, pelo ambiente, desenvolvimento económico justo ou da dignidade da pessoa humana. O cumprimento destes objetivos mundiais requer, em nosso entender, uma ação à escala local integrando os municípios, empresas e sociedade civil.

“Ligados à Comunidade Geramos Sustentabilidade” desenvolve-se através de comunicação urbana e divulgação nas redes sociais do Município, envolvendo ainda a participação de 15 empresas parceiras que integram a rede de responsabilidade social municipal, o Programa Oeiras Solidária (POS) e que quiseram juntar-se a este projeto, nomeadamente: Astrazeneca, Auchan, Bayer, BMW, BP, Cisco, CUF, Fun Languages, HP, MSD, Novartis, PHC-Software, Seda Ibérica, Sumol+Compal e Wellow (anteriormente denominada Talenter).

Esta iniciativa municipal decorre no âmbito do projeto People and Planet: A Common Destiny, em parceria com a RICD – Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (rede na qual o Município de Oeiras tem a presidência), IMVF – Instituto Marquês de Valle Flôr, com financiamento do Programa de Educação e Sensibilização para o Desenvolvimento (DEAR) da Comissão Europeia e Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Conheça o vídeo de lançamento de ‘Ligados à Comunidade Geramos Sustentabilidade’ com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras e Presidente da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvovimento (RICD) – Francisco Rocha Gonçalves: