No âmbito das medidas de combate ao COVID-19, no passado dia 3 de abril, o Município de Oeiras estreou o Centro de Acolhimento Temporário de Paço de Arcos – Isolamento face ao COVID-19 nas instalações do Centro de Dia de São Vicente de Paulo, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras.
Esta resposta de acolhimento em espaço comum/partilhado dispõe de uma capacidade para acolher 10 pessoas em situação de sem-abrigo e pretende recrear as condições necessárias ao confinamento social, à redução dos riscos de transmissão do vírus, procedendo-se por conseguinte à monitorização de sintomatologia compatível com COVID -19. O Centro de Acolhimento é o resultado de uma imensa rede colaborativa, senão vejamos:

Processo de referenciação e de seleção de utentes da responsabilidade da Câmara Municipal de Oeiras e do IDEQ – Instituto de Prevenção e Tratamento da Dependência Química e Comportamentos Compulsivos em articulação com as entidades que integram o Núcleo de Planeamento e de Intervenção com Pessoas em Situação Sem-Abrigo, de Oeiras.

• Suporte técnico não permanente disponibilizado pela Câmara Municipal de Oeiras e pelo IDEQ.
  • Referenciação para a área de avaliação de doentes COVID em Algés pela Unidade de Saúde Pública de Oeiras.
  • Instalações e refeições diárias disponibilizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Oeiras;
  • Disponibilização de medicação psiquiátrica, fornecimento de “Kits” de roupa e de produtos de higiene pessoal, fornecimento de bens alimentares para pequeno-almoço disponibilizados pelo IDEQ.
  • Apoio clínico e medicamentoso da Equipa de Psiquiatria de Adultos do Hospital Egas Moniz e de Equipa do Núcleo de Resposta da Saúde Mental a Acidentes Graves e Catástrofes.

Várias entidades, membros da rede colaborativa promovida pelo Programa Oeiras Solidária, apoiaram igualmente o funcionamento deste Centro, através da cedência de bens alimentares, cedência e tratamento de roupa de banho e cama, tratamento de roupas pessoais e, ainda, disponibilização de um eletrodoméstico.

Assim, reforçamos o agradecimento às entidades:

• Auchan
• BMW