A AJUDE, Associação Juvenil para o Desenvolvimento desenvolveu o projeto “Quem (se) Ama, Cuida (se)”, de forma a angariar fundos para a aquisição de um espaço de funcionamento do Gabinete de Apoio Psicológico Juvenil e Social – A.JUDE.

Como tudo começou?

A AJUDE promove  diferentes projetos e atividades de âmbito social. Em 2019 a AJUDE foi desafiada pela União de Freguesias de Algés, Linda a Velha e Cruz-Quebrada a abraçar um projeto na área da saúde mental, com o objetivo de prestar Apoio Psicológico à população daquela freguesia, tendo conquistado o Selo de Boas Práticas em Intervenção Social.

Derivado da pandemia de COVID-19, com a necessidade de isolamento e quarentena, surgiram medos e fobias, dificuldades de relacionamentos, dificuldades a nível da aprendizagem, que se traduziram em sofrimento psicológico e, consequentemente, num crescente número de pessoas a solicitar este serviço, transversal a todas as idades, etnias e estratos sociais.

Inicialmente e devido ao confinamento, a equipa conseguiu dar resposta através de acompanhamentos on-line. Atualmente, urge a necessidade de se dar esta resposta de forma presencial, estando associado um valor reduzido e ajustado às capacidades financeiras desta comunidade.

Para dar resposta a esta necessidade, a AJUDE pretende implementar o Gabinete de Apoio Psicológico Juvenil e Social – A.JUVE, dentro das instalações da Associação, através da aquisição de um pré-fabricado.

Como contribuir para “Quem (se) Ama, Cuida (se)”?

Através do Giving Tuesday Portugal, a AJUDE desenvolveu este projeto, produzindo pulseiras dos desejos, com frases motivadoras e coloridas, alusivas à Saúde Mental.

Estas existem em 5 cores e frases diferentes (Branca, Laranja, Verde, Azul e Preta) e têm um custo de 1,50€ cada, sendo que o valor reverterá na sua totalidade para a aquisição do pré-fabricado.

Podem ser adquiridas através de: 92 521 06 35 / 91 615 81 23 ou geral.ajude@gmail.com.