A carregar Eventos

Já vamos no 3º mês desta iniciativa de recolha de produtos alimentares e de higiene pessoal, promovida pelo Programa Oeiras Solidária (POS), que está a decorrer entre os meses de abril de 2019 e 2020, junto dos membros da Rede POS.

A campanha visa fazer face às carências alimentares das mais de 150 famílias sinalizadas pela União de Freguesias e contribuir, desta forma, para o reforço da diversidade alimentar das famílias e da sua qualidade de vida. Visa ainda consciencializar os membros da Rede POS para a temática da fome e pobreza que ainda persiste no Concelho e promover formas de combater esta situação, através da responsabilidade social corporativa.

A iniciativa está a ser promovida em parceria com União de Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (UFOPAC) e poderá vir a ser alargada às várias Uniões de Freguesias do Concelho de Oeiras, dependendo da avaliação efetuada nesta primeira fase, assim como do interesse que venha a ser manifestado pelas demais freguesias em aderir.

A ideia foi inspirada no projeto “12 semanas, 12 alimentos”, promovido pela Escola Secundária da Quinta do Marquês”, que visou sensibilizar a comunidade escolar para os valores da cidadania e da participação cívica.

A divulgação desta campanha será efetuada mensalmente, tendo um produto atribuído a cada mês, conforme cartaz da campanha. Os produtos doados serão recolhidos nas instalações das empresas aderentes, sendo que a UFOPAC providenciará a entrega aos seus parceiros: Conferência Vicentina de Paço de Arcos (SSVP); Centro Social e Paroquial Nossa Senhora das Dores (CSPNSD); Centro Social Paroquial de Nova Oeiras (CSPNO); Centro Social Paroquial de S. Julião da Barra (CSPSJB); Santa Casa da Misericórdia de Oeiras (SCMO). Posteriormente, os agentes sociais mencionados acima entregarão os bens alimentares e de higiene às famílias.

Com esta campanha o POS procura contribuir para a Agenda 2030 promovida pelas Nações Unidas, trabalhando o seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 2 “Erradicar a Fome”, o qual tem como meta “Erradicar a fome, até 2030, e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os mais pobres e pessoas em situações vulnerável, incluindo crianças, a uma alimentação de qualidade, nutritiva e suficiente durante todo o ano”.