sexta 23 fevereiro 2018

WorkshopCapacitaodeOrganizaesLocaissobreAvaliaodeImpactoSocialEdficiodoCentrodeJuventudedeOeiras5e6deJunhode201605-06-2016

06-06-2016

A sala multiusos do edifício do Centro de Juventude de Oeiras recebeu o workshop “Avaliação de Impacto Social”, nos dias 5 e 6 de Junho, que contou com a participação de 15 representantes da economia social e 5 colaboradores da Câmara Municipal de Oeiras, perfazendo um total de 20 pessoas.

O primeiro dia centrou-se no enquadramento teórico da temática do impacto social e a sua avaliação e, num segundo encontro, os formadores explicaram como construir indicadores SMART, passando de imediato para a aplicação dos conhecimentos adquiridos num exercício prático (construção dos indicadores), partindo do projeto que foi pensado e traçado no 1.º dia do workshop.

O Programa “Oeiras Solidária” assumiu uma aposta clara na mudança de conceção estratégica do seu funcionamento. Deste modo, propôs-se a desenvolver uma formação que capacite as organizações da economia social para a avaliação de impacto das suas intervenções, estando em concordância com as medidas que a União Europeia tem vindo a adotar nesta matéria. Estas perspetivam uma maior exigência quanto às intervenções que são realizadas no âmbito de projetos de desenvolvimento social, para promover o investimento de recursos privados.

A avaliação de impacto social é, atualmente, uma área crucial em termos de sustentabilidade de ação das organizações, uma vez que os programas de financiamento exigem evidências do cumprimento da missão das organizações e do impacto social real, provocado pelos seus projetos e programas, sendo patente até na estratégia Europa 2020 (e consequentemente Portugal 2020).