oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

 oeirassol                 PORTAL OEIRAS Simageedit 2 6585811264OLIDÁRIA

 oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

domingo 22 julho 2018

 

Proj Família Global

 

Entidade Promotora: Projecto Família Global, IPSS

Tipologia: Instituição sem fins lucrativos

Localização: Alameda João da Mota Prego, 1B, Portela de Carnaxide, 2790-213 Carnaxide

 


 

Descrição: 

  • Concluída a implementação da clínica dentária social, que constitui a 1ª fase do projeto Esperança, pretende-se abraçar a 2ª fase do mesmo dotando aquele equipamento de saúde com serviços de optometria e oftalmologia. Estes dois serviços de saúde pretendem colmatar as necessidades de uma população carenciada que fica limitada no acesso aos mesmos em unidades de saúde particulares, quer pelos custos associados quer por questões que se prendem com a dificuldade e custos que a deslocação geográfica impõe.

  • A prestação destes serviços visa, por um lado, contribuir para o bem-estar e maior independência da população idosa, sendo que o seu objetivo principal é o de assegurar à população infanto-juvenil e à população em idade ativa condições de saúde ocular que lhes franqueie qualidade e bem-estar, permitindo-lhes o desenvolvimento das suas atividades escolar ou profissional sem limitações impostas por condicionalismos inerentes a defeitos visuais e oculares.

Objetivos:

  • Reduzir o número de crianças com alterações visuais não identificadas;

  • Reduzir o número de utentes portadores de patologias oftalmológicas por identificar;

  • Aumentar o número de habitantes do bairro que são encaminhados para os serviços de oftalmologia das unidades hospitalares para intervenções médicas;

  • Aumentar o número de pessoas portadoras de óculos.

Destinatários: 

Toda a população dos bairros da Outurela/Portela, em Carnaxide, numa faixa etária abrangente, dos zero aos 100 anos.

Apoio:

Donativos no valor de 42.450,00€ para aquisição dos equipamentos:

Apoio Familia GlobalApoio Familia Global 2 

Voluntariado de competências: médicos oftalmologistas.

Impacto Social:

Prevê-se um impacto no bem-estar e autonomia dos adultos-séniores, uma melhoria na atividade escolar e uma melhoria na situação profissional, melhorias que serão impactantes na formação da criança e na carreira profissional do adulto.

Contrapartidas para as entidades parceiras:

O projeto em causa tem apenas a possibilidade de atribuir às entidades parceiras o reconhecimento de mecenas através de recibo de mecenato. Os acordos que se pretende propor às unidades hospitalares terão o benefício para os hospitais públicos de assegurar uma triagem prévia dos casos patológicos podendo ser mais célere o encaminhamento para cirurgia (a medição desta contrapartida não será efetuada, pois a mesma exigiria um conhecimento de todos os fatores e subfactores que contribuem para o lapso de tempo decorrente entre a marcação do ato médico e a data da sua efetivação).

 

Caso tenha interesse em apoiar este Projeto deve entrar em contacto com o Programa "Oeiras Solidária" através do seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.