oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

 oeirassol                 PORTAL OEIRAS Simageedit 2 6585811264OLIDÁRIA

 oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

domingo 22 julho 2018

Logo CEIDSS

Entidade Promotora: Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde – CEIDSS

Tipologia: Associação sem Fins lucrativos

Localização: Sala da Pousada, Fábrica da Pólvora de Barcarena

Descrição: O MUN-SI – Programa de Promoção de Saúde Infantil em Municípios – coordenado pelo Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e Saúde (CEIDSS), atua em seis áreas, sendo estas: “Escola Saudável”, “Família”, “Cidade Ativa”, “Formação”, “Investigação” e “Comunicação”, através do desenvolvimento de atividades comunitárias nos municípios. No âmbito da “Escola Saudável” no município de Oeiras, a cada ano, aborda uma temática de alimentação saudável, sendo que, no presente ano letivo, a temática selecionada foi “Dieta Mediterrânica”.

 


Mais do que um padrão alimentar caracterizado por uma alimentação simples, completa, variada e equilibrada, com preferência por alimentos locais e sazonais, a Dieta Mediterrânica traduz-se num estilo de vida, onde a atividade física, o descanso e a convivialidade também se tornam fulcrais para a saúde.

 

Objetivos:intervir de uma forma interativa na problemática da malnutrição infantil (baixo peso, pré-obesidade e obesidade) em Portugal, promovendo a saúde infantil através de um estilo de vida saudável.

 

Destinatários: Crianças do Pré-escolar (3-5 anos) e 1.º ciclo do Ensino Básico com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, de todas as escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico do município de Oeiras.

 

Apoio: Financeiro; Materiais, Equipamentos e Fornecimentos; e Recursos Humanos

  • Financeiro: despesas com uma nutricionista a tempo parcial e 3 a 4 assistentes para implementação local, materiais para execução das atividades e participação de transporte em conferências e eventos científicos nacionais e internacionais;
  • Materiais, Equipamentos e Fornecimentos: Materiais para implementação das atividades, folhetos/posters/materiais didáticos e alimentos materiais de cozinha;
  • Recursos Humanos: 1 nutricionista a tempo parcial e 3 a 4 assistentes para implementação local.

 

Sustentabilidade: Focado no estudo, investigação e intervenção social e de saúde, relacionados com os aspetos sociais e das desigualdades em saúde, o Projeto congrega a atuação das autarquias com a iniciativa da Academia e de investigadores do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com o apoio e do Ministério da Educação e Ciência e do Ministério da Saúde.

O CEIDSS tem a possibilidade de continuar a concorrer a fundos, bolsas, financiamentos nacionais ou internacionais como da União Europeia entre outros, através do seu programa MUN-Si. Assim, a sustentabilidade deste projeto é alcançada através do suporte e estrutura de acompanhamento ao trabalho previamente desenvolvido, pela instituição coordenadora, mas igualmente pelo facto do Programa promover a mudança para estilos de vida mais saudáveis nos seus participantes, permitindo assim a continuação, por si só sustentável, da sua intervenção.

 

Indicadores de Impacto Social: O MUN-SI é um programa comunitário pelo que o seu interesse é a sua maior implementação ao nível de todos os espaços comunitários e ambientais onde a criança se desenvolve.

Visivelmente, a ação tem sido difícil de alcançar devido à insuficiência de apoio, porém o programa tem sido bastante procurado e bem-sucedido. Pela sua natureza, este só fará sentido numa ação multissetorial, combinando esforços conjunto dos vários agentes de promoção da saúde. O setor privado, a autarquia, a escola, família e as inúmeras instituições comunitárias são aquelas que seguramente facilitarão a dispersão do MUN-SI e contribuirão para o impacto positivo na comunidade.

 

Contrapartidas para as entidades parceiras:

  • Participação em programas de promoção da saúde através de uma verdadeira coresponsabilidade social;
  • Visibilidade da sua ação e contributo ao nível da comunidade e rede de parceiros;
  • Partilha de conhecimentos e experiências;
  • Estreitamento de relação institucionais.

 

Caso tenha interesse em apoiar este Projeto deve entrar em contacto com o Programa "Oeiras Solidária" através do seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.