oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

 oeirassol                 PORTAL OEIRAS Simageedit 2 6585811264OLIDÁRIA

 oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

sábado 17 novembro 2018

 

Logo Associação Prevenir

Entidade Promotora: Associação Prevenir

Tipologia: Organização Não Governamental (ONG)

Localização: Rua Feliciano Castilho, Penedo, 2785-365 São Domingos de Rana, Cascais

Descrição: Segundo os estudos mais recentes da OMS, uma em cada três crianças tem excesso de peso ou obesidade infantil. De acordo com a Comissão Europeia, Portugal está entre os países europeus com maior número de crianças afetadas: por exemplo, na faixa etária dos 6 aos 8 anos, a prevalência do excesso de peso é de 32% e a da obesidade é de 13,9%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é a segunda principal causa de morte no mundo que se pode prevenir, a seguir ao tabaco.

 


O Projeto permite aos jovens o esclarecimento de muitas das dúvidas e ideias preconcebidas, destacando-se como um Projeto de Promoção de Hábitos de Vida Saudáveis e Prevenção de Comportamentos de Risco. Ao longo do ano, os professores e os técnicos de Prevenir desenvolvem em contexto de sala de aula um conjunto de sessões práticas, de forma a promover hábitos de vida saudáveis - Saúde (Social, Alimentação, Estudo, Desporto e Higiene) e fomentar competências como a Gestão Emocional, a Tomada de Decisão e a Resistência à Pressão de Pares.

O projeto inclui módulos específicos sobre Adolescência, Educação Sexual e Prevenção do Consumo do Tabaco e Álcool, para reduzir a percentagem de jovens que experimentam e consomem regularmente, assim como a idade de início de experimentação destas substâncias.

Objetivos:Capacitar os jovens para desenvolver competências sócio emocionais e hábitos de vida saudáveis que lhe permitam lidar com riscos associados a determinados comportamentos e reduzir o aparecimento de comportamentos desajustados, promovendo assim o ajustamento psicológico nos jovens.

Destinatários: 280 alunos do 2.º Ciclo, 11 professores de escolas do Concelho de Oeiras e as 280 famílias dos alunos do Projeto.

Apoio: Financeiro; Materiais, Equipamentos e Fornecimentos; Recursos Humanos.

  • Financeiro: despesas de aquisição de um Psicólogo em part-time;
  • Materiais, Equipamentos e Fornecimentos: licença do programa, avaliação e relatório final, e aquisição dos manuais do Projeto para os alunos e professores;
  • Recursos Humanos: aquisição de um Psicólogo em part-time.

Sustentabilidade: Este projeto é desenvolvido para a comunidade escolar, cujos benefícios e sustentabilidade do mesmo, após o financiamento, estão garantidos, dado que as escolas envolvidas ficam dotadas das ferramentas necessárias à continuidade temporal da ação (formação e capacitação dos professores e manuais de suporte teórico prático).

Ainda assim, é importante referir o contributo dos professores formados que mencionam interesse não só em continuar o Projeto com alunos já expostos ao mesmo, mas em utilizar os materiais da Prevenir, ou os que eles próprios construíram na dinamização de aulas, com alunos de outras turmas, noutros anos letivos.

Em suma, a sustentabilidade do Projeto está garantida assim como a sua escalabilidade para outras escolas e zonas geográficas.

Indicadores de Impacto Social: O Projeto pode ser desenvolvido em tantas turmas quantas as que considerarmos pertinente, visto que pode ser replicado e considerámo-lo como um aspeto inovador.

O projeto já foi reconhecido, tendo ficado em 3º Lugar no Prémio Ensino do Futuro, na categoria “Promoção da Saúde Pública em Meio Escolar” e finalistas do Estoril Local Answers Award.

Contrapartidas para as entidades parceiras:

  • Responsabilidade Social.

 

 

Caso tenha interesse em apoiar este Projeto deve entrar em contacto com o Programa "Oeiras Solidária" através do seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.