segunda 21 maio 2018

Logo Associação Prevenir

Entidade Promotora: Associação Prevenir

Tipologia: Organização Não Governamental (ONG)

Localização: Rua Feliciano Castilho, Penedo, 2785-365 São Domingos de Rana, Cascais

Descrição: Ao longo dos vários anos de intervenção, a Associação Prevenir tem vindo a constatar que as perturbações de saúde mental são as doenças com mais impacto na qualidade de vida das crianças/adolescentes, mas com menor resposta em Portugal.

O Projeto é um programa longitudinal de promoção do ajustamento psicológico, através do reforço dos fatores de proteção e da redução dos fatores de risco.

Além do mais, também contribui para a melhoria dos serviços de prevenção e promoção da saúde mental em meio escolar. A escola é um lugar onde um grupo etário pode facilmente ser alcançado durante vários anos e onde as atividades em saúde mental podem, indubitavelmente, ser integradas no trabalho diário.

Sendo assim, para crianças em situações de risco, a escola é um importante ponto de partida para a promoção da saúde mental. Tem sido comprovado que muitas questões relacionadas com a escola têm uma influência sobre o posterior desenvolvimento da saúde mental do individuo e que a promoção da saúde mental das crianças nas escolas vai melhorar a sua capacidade de aprender, o seu sucesso académico, bem como a sua capacidade de se tornarem cidadãos responsáveis e membros produtivos de uma sociedade. Por outro lado, diversos estudos revelam que os programas mais eficazes devem ser integrados no dia-a-dia das crianças, na família e devem assentar a base nas competências, atitudes e valores, ter em atenção as necessidades dos alunos, e ter em atenção a idade e ao nível de desenvolvimento dos alunos.

Objetivos: Promover um “saber” que estimule as crianças a praticar comportamentos positivos, seguros e saudáveis, que lhes permitam ser mais autónomas e únicas no contexto de relação com o outro e com o mundo a sua volta.

Destinatários: 100 crianças do 1.º Ciclo, 5 professores de escolas do Concelho de Oeiras e as 100 famílias das crianças do Projeto.

Apoio: Financeiro; Materiais, Equipamentos e Fornecimentos; Recursos Humanos.

• Financeiro: despesas de aquisição de um Psicólogo em part-time;
  • Materiais, Equipamentos e Fornecimentos: licença do programa, avaliação e relatório final, e aquisição dos manuais do Projeto para os alunos e professores;
  • Recursos Humanos: aquisição de um Psicólogo em part-time.

Sustentabilidade: A vivência de parcerias constitui uma experiência impulsionadora e implica analisar a possibilidade de fazer perdurar as intervenções para além do tempo dos projetos, fomentando, assim, a sustentabilidade a longo prazo.

Assim, a sustentabilidade desta intervenção reflete-se na possibilidade que os professores têm de continuar a aplicação do projeto após o término do mesmo, dado que o material fica com a equipa técnica educativa no terreno e estes ficam capacitados para a sua implementação com novos grupos de crianças.

Esta intervenção será articulada com a rede de recursos existentes na comunidade, garantindo a sua sustentabilidade e continuidade no tempo, de modo a assegurar resultados efetivos e duradouros.

Indicadores de Impacto Social: O Projeto pode ser desenvolvido em tantas turmas quantas as que considerarmos pertinente, visto que pode ser replicado e considerámo-lo como um aspeto inovador.

O mesmo faz parte da Base de Dados dos melhores programas de Prevenção de Europa (EDDRA- Observatório Europeu da Droga); foi finalista do prémio internacional da Mentor Foundation, presidido pela rainha da Suécia, das melhores práticas preventivas;

Os resultados da avaliação da eficácia do Programa “Crescer a Brincar” foram referidos em vários estudos e publicados em artigos científicos como:

- “Evaluation of a manual-based programme for the promotion of social and emotional skills in elementar school children: results from a 4-year study in PortugalHealth Promotion International”, Vol. 25 No. 3. Oxford University Press”;

- Revista editada em parceria pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela International Union for HealthPromotion and Education (IUHPE), cujo resumo pode ser encontrado no seguinte link:http://heapro.oxfordjournals.org/content/25/3/309.abstract.

- Revista Salud y Drogas. Año/ Vol. 6, nº 002. “Construyendo Salud: De las Evoluciones teóricas a las aplicaciones prácticas”;

- “A Alfabetização Emocional: da formulação teórica às evidências da investigação – os primeiros passos de uma revolução”. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. Lisboa: Universidade Católica Editora.

• Responsabilidade Social.