sexta 22 junho 2018

DBDI

Entidade Promotora: Divisão de Bibliotecas, Documento e Informação (DBDI) – Município de Oeiras

Localização: Avenida Francisco Sá Carneiro, n.º 17, Urbanização Moinho das Antas, 2780-241 Oeiras

Descrição: A literacia da informação é definida pela American Association of School Libraries (AASL) como a capacidade de encontrar e usar informação, e esta capacidade é a chave de sucesso para a aprendizagem ao longo da vida. Para esta associação, os alunos devem saber aceder à informação “efficiently and effectively, evaluates information critically, and uses information in new ways to solve problems.” Também a American Library Association (ALA) defende que para se ser “information literate, a person must be able to recognize when information is needed and have the ability to locate, evaluate, and use effectively the needed information. The information literate individuals are those who have learned how to learn”. Deste modo, quem domina estas capacidades é capaz de: determinar a informação que necessita, aceder a essa informação de um modo seguro e eficiente, saber avaliar criticamente essa informação.A biblioteca pública pode e deve desempenhar um importante papel na aprendizagem ao longo da vida dos cidadãos, através de uma oferta de programas de formação e da disponibilização da informação. Assim, no âmbito das atividades de promoção e desenvolvimento das literacias da informação, as Bibliotecas Municipais de Oeiras propõe-se a desenvolver um conjunto de iniciativas junto das escolas do concelho de Oeiras. Neste sentido, dá-se continuidade ao projeto Oeiras Internet Challenge – 10º Edição Escolas (OIC). O OIC é um torneio de pesquisa e seleção de informação na internet, dirigido ao público escolar do Município de Oeiras, 3º Ciclo e Secundário (alunos do 7º ao 12º ano) que decorre em ambiente web. Para as eliminatórias e torneio, cada escola deve apresentar equipas constituídas por 2 elementos. Como forma de preparar os alunos e proporcionar-lhes ferramentas de trabalho é oferecido às escolas do concelho a possibilidade de se inscreverem em oficinas sobre técnicas de pesquisa, seleção e apresentação de informação. Este torneio tem 2 fases eliminatórias, que decorrem nas escolas através de uma plataforma online, acontecendo a final na Biblioteca Municipal de Oeiras (BMO).

• Promover e desenvolver as literacias da informação, através da continuidade do projeto Oeiras Internet Challenge (OIC), efetivando-o junto ao público escolar do Município de Oeiras, por forma a abranger todos os alunos do 3º Ciclo e Secundário (alunos do 7º ao 12º ano), dos três agrupamentos identificados como prioritários no âmbito do serviço educativo do DCPC (Aquilino Ribeiro, Carnaxide-Portela e Miraflores). Para o modelo torneio, cada escola deve apresentar equipas constituídas por 2 elementos;
  • Disponibilizar a oferta formativa para alunos das escolas inscritas. A oferta consiste num pacote de 3 sessões, constituídos pelos seguintes módulos: Módulo 1: Identificar Informação; Módulo 2: Pesquisa, Seleção e Avaliação de Informação; Módulo 3: Utilizar e Aplicar Informação;
  • Atingir metas curriculares nas sessões com os alunos pela utilização de procedimentos adequados à organização e tratamento da informação; pesquisar informação na internet; analisar a informação disponível na internet de forma critica; respeitar os direitos de autor e normas de citação; executar um trabalho de pesquisa e análise de informação através da pesquisa na internet; apresentar trabalhos sobre um tema através dos pontos acima mencionados.

Destinatários: Público Juvenil: alunos dos agrupamentos de escolas do Município de Oeiras, do 7º ao 12º ano (3º ciclo e secundário).

• Voluntariado – para recolha de questões a serem consideradas no quizz do torneio final;

• Donativos - comparticipação financeira ao apresentador do torneio no evento final;

• Cedência de Materiais, Equipamentos e Fornecimentos – Equipamento informático para prémios de oferta.

Sustentabilidade: A comparticipação integral da Autarquia dos diversos encargos financeiros, materiais e logísticos.

Impacto Social: Aprendizagem, por parte dos alunos participantes sobre literacia da informação e aprendizagem sobre o potencial das novas tecnologias.

• Potencial mediático para envolvimento de parceiros locais, empresas e marcas conceberem uma estratégia de comunicação dos seus produtos para este público-alvo, dado que se encontra facilitado com a interação entre o Município de Oeiras, os agrupamentos escolares e os jovens, que são um público muito exigente e difícil de se chegar.