oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

 oeirassol                 PORTAL OEIRAS Simageedit 2 6585811264OLIDÁRIA

 oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

sexta 14 dezembro 2018

 

Entidade Promotora: Divisão de Bibliotecas, Documento e InformaçãoLogo Histrias de vida (DBDI) – Município de Oeiras

Tipologia: Entidade Pública

Localização: Largo Marquês de Pombal , 2784-501 Oeiras

Descrição: Com início em 2014, o projeto pretende chegar a uma audiência mais vasta e intergeracional, alargando o raio de ação a outros locais do território do Concelho de Oeiras. Em 2017, este projeto contará com uma nova fase e, para além da parceria com a MediaShots, conta com mais protagonistas (munícipes), em virtude da ação de formação decorrida nos meses de Novembro e Dezembro de 2016, que contribuiu para criar uma rede de mediadores capacitados para acompanhar processos de recolha e registo de histórias de vida.

O grupo pioneiro do projeto em causa prossegue com a investigação exaustiva e intensiva, a par com uma recolha de testemunhos/histórias, sobre as Cheias de 1967, com o intuito de divulgar os seus resultados no site http://historiasdevida.cm-oeiras.pt/.

 


Objetivos: Preservar e vivificar a memória coletiva, a história e a cultura locais através da recolha e registo das histórias de vida de pessoas comuns, focado na criação de um ambiente facilitador e condições para que ‘a geração nascida antes de 55’ seja motor (embaixador) e ator social participativo, e na recolha e registo histórias de vida, seguindo eixos temáticos pré-definidos. Assim, pretende-se realizar um evento comemorativo do Dia Internacional de Histórias de Vida (16 de Maio), celebrando o percurso feito com todas as pessoas envolvidas.

 

Destinatários: Participação ativa dos munícipes com mais de 55 anos e comunidade em geral.

 

Apoio: Financeiro; Materiais, Equipamentos e Fornecimentos; e Voluntariado

  • Financeiro: despesas de alimentação, bem como de deslocação, dos 15 elementos do grupo nas recolhas de entrevista;
  • Materiais, Equipamentos e Fornecimentos: materiais de registo áudio e vídeo, equipamento informático;
  • Voluntariado: para recolha de histórias e integrar o presente grupo de trabalho.

 

Sustentabilidade: A comparticipação integral da Autarquia dos diversos encargos financeiros, materiais e logísticos.

 

Indicadores de Impacto Social: Contribuir para reforçar a envolvência da comunidade e dar novos rumos à aposta que as bibliotecas municipais, que têm realizado na área da tradição oral e da revitalização da memória coletiva, um dos vetores cada vez mais assumido como sendo crucial e determinante para o desenvolvimento das literacias. Além do mais, o encontro de um segmento de público que vem crescendo em número e para o qual urge encontrar formas inovadoras de promover a participação cidadã, a envolvência com a comunidade, as dinâmicas de grupo e o combate à solidão.

 

Contrapartidas para as entidades parceiras:

  • Reforçar o papel social da entidade parceira como meio de incentivo à criação de conteúdos;
  • Aliar as tecnologias digitais a projetos de memória e disponibilizar os depoimentos em vários registos.

 

 

Caso tenha interesse em apoiar este Projeto deve entrar em contacto com o Programa "Oeiras Solidária" através do seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.