quarta 19 setembro 2018

Entidade Promotora: Câmara Municipal de Oeiras – Departamento de Ambiente e Serviços Urbanos

Localização: Edifício Atrium, Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras, n.º 4-A 2780-379 Oeiras

Descrição: Já há alguns anos que não se realiza qualquer abate de animais em Oeiras para controlo de populações de vadios ou errantes. A Autarquia tem apostado na esterilização de animais com vista ao controlo de reprodução e à redução do número de animais, oferecendo a esterilização a todos os animais (cães ou gatos) adotados ao abrigo de programas do Município, isto é, provenientes do Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras (CROAMO) ou Centro de Apoio ao Animal (CAA).

Neste sentido estão implementadas medidas de incentivo à adoção e combate ao abandono, que passam pela promoção das adoções, dinamizando-as e procurando novos canais de divulgação e campanhas permanentes de sensibilização quer junto das escolas quer alargadas pelas redes sociais, tendo recentemente o município de Oeiras criado uma página de Facebook Oeiras pelos Animais que permitiu o aumento do número de adoções por parte dos cidadãos. As esterilizações são custeadas pelo Município a todos os animais adotados no âmbito dos programas municipais.

• A Câmara Municipal de Oeiras tem desenvolvido ao longo dos últimos anos uma política ativa na Defesa dos Direitos dos Animais, contribuindo desta forma para que tenham uma vida digna e feliz.

Destinatários: Famílias adotantes de animais existentes no CAA e no CROAMO. Acresce referir que, anualmente são adotados cerca de 60 cães e 500 gatos.

• Donativos:
    - Criação de um kit a distribuir aquando a adoção dos animais que poderá contemplar diferentes materiais designadamente ração, acessórios, brinquedos, medicamentos entre outros;
    - Criação de um kit à semelhança do ponto anterior, a distribuir às famílias de acolhimento dos animais que se encontram à guarda do Município (como estimulo à adoção).

Contrapartidas para as entidades parceiras: A CMO compromete-se divulgar fotos com as famílias com os kits aquando a adoção junto dos meios de comunicação social.