terça 23 outubro 2018

SolfraternoEntidade Promotora: Solfraterno

Tipologia: Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos

Localização: Rua Coro de Santo Amaro de Oeiras, s/n, 2780-379 Oeiras

Descrição: A Solfraterno tem sido uma das associações de solidariedade mais dinâmicas no concelho de Oeiras na resposta a situações de carência económica e social, assegurando a alimentação de 140 famílias todos os meses. Dá resposta a pedidos urgentes de pagamento de contas de serviços de primeira necessidade como rendas, medicamentos, água, gás, luz e passes, entre outros. Têm ainda sob a nossa responsabilidade o apoio a casos de doenças graves, assegurando a sobrevivência dessas mesmas pessoas.

Em 2017, a Associação está preparada não só para continuar este trabalho como têm novos desafios pela frente, por um lado com a mudança para nova sede, por outro, com a concretização de novos apoios e métodos de trabalho.

Encontra-se numa conjuntura em que recebe cada vez mais pedidos de apoio urgente, para dar resposta onde muitas outras instituições não conseguem dar em tempo útil, pelo que prevê que o trabalho continuará a ser cada vez mais útil na comunidade onde se insere.

• Dar respostas sociais às populações de forma urgente;
  • Promover a integração dos mais desfavorecidos;
  • Apoiar e promover a geração de receitas, de forma a garantir a autonomia económica e social das populações mais frágeis.

Destinatários: Famílias desempregadas, indivíduos com penhoras ou insolventes, famílias numerosas com menores, idosos sozinhos, doentes crónicos e com graves dependências.

Apoios:

• Voluntariado: 20 voluntários;
  • Voluntariado de competências: 1 técnica de acção social; 1 administrativa ou apoio para contratação de uma administrativa; 1 informático para apoio na informatização da nossa actividade;
  • Donativos: apoio para despesas de deslocação das carrinhas com combustível e portagens; bens alimentares e de mercearia, fraldas de criança e adulto; produtos de higiene pessoal, produtos para a casa; apoio despesas com medicamentos; apoio para pagamento dos seguros automóvel, responsabilidade civil e acidentes pessoais;
  • Cedência de Materiais, Equipamentos e Fornecimentos: Máquina de lavar a loiça industrial; frigorífico industrial; duas arcas congeladoras; equipamento de construção para ajuda nas obras da nova sede; equipamento de escritório; um cilindro; fogão industrial; placas radiantes para aquecimento do armazém/sede
  • Outros apoios: Apoio para donativo anual de reconhecimento do trabalho prestado pelos voluntários que se destacaram ao longo do ano; apoio na divulgação e angariação de novos sócios; apoio de voluntários para pequenos arranjos nas casas das famílias por nós apoiadas.

Sustentabilidade:

Atualmente, a Solfraterno consegue assegurar uma boa parte dos apoios através dos recursos que consegue gerar com as vendas de bens doados e materiais recicláveis, participação em feiras, organização de eventos e apoios de empresas e instituições. No entanto, o aumento do número de pedidos de ajuda obriga a pensar em novas formas de aumentar o seu orçamento bem como o de expandir o número de empresas e instituições que os apoiam. A mudança para uma nova sede e armazém abre a porta à realização de mais iniciativas, como a cozinha comunitária, venda de mais bens doados e de outros eventos de angariação de fundos.

Indicadores de Impacto Social:

Desde a sua criação que a Solfraterno trabalha em estreita colaboração com outras associações congéneres e instituições públicas e privadas. Na maioria dos eventos públicos realizados no concelho, como o EDP Cool Jazz, têm estabelecido parcerias em que recolhem as sobras alimentares e tampas desperdiçadas. Mais recentemente, com a chegada da Refood à sua proximidade, trabalham em parceria, indo muitas vezes buscar comida aos centros de recolha. O seu papel é amplamente reconhecido pela autarquia, que muitas vezes encaminha os casos mais urgentes, pelas empresas que se reúnem para angariar donativos e bens pelas comunidades. Entre a população, a Solfraterno é hoje reconhecida como uma das mais dinâmicas e eficientes associações de solidariedade de Oeiras e é precisamente esse trabalho que lhes permite continuar e melhorar ano após ano.

O reconhecimento para a vida de quem nada tem e recebe uma mão que ajuda dificilmente se quantifica ou descreve. Essa será, sem dúvida, a maior recompensa que se pode dar a quem ajuda. Num outro plano, mais quantificável, a Solfraterno tem hoje uma exposição mediática considerável (mais de 4.600 seguidores no Facebook, presença constante nos meios de comunicação social, realização de eventos sociais) e onde pode partilhar e divulgar todos os apoios recebidos. Uma forma também de dizermos agradecermos a quem acredita neles e ajuda a ir mais longe e nunca negar a mão a quem mais precisa.