oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

 oeirassol                 PORTAL OEIRAS Simageedit 2 6585811264OLIDÁRIA

 oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

sábado 18 agosto 2018

CCPNSD

Entidade Promotora: Centro Comunitário Paroquial Nossa Senhora das Dores

Tipologia: Instituição Particular de Solidariedade Social

Localização: Rua Croft de Moura (Caxias), 2760-035 Caxias (Oeiras)

Descrição: Através de um processo de tutoria pretende-se que as jovens adquiram capacidade de organização em torno da sua vida familiar conjugada com o fator profissional: educação dos filhos; forma de estar, vestir e falar; comportamento perante as mais diversas situações. Em termos profissionais pretende-se a sua capacitação para a aquisição de formação profissional, a elaboração de CVs, a busca de emprego ou a criação do próprio, acompanhamento administrativo, o aconselhamento pessoal até à inserção plena.

 


 

Pretende-se promover a formação profissional e escolar, acompanhar individualmente, através de processos de tutoria cada uma destas jovens, promovendo a sua capacitação social e pessoal visando o aumento de autoestima e a sua inserção plena.

Pretende-se, no fim deste projeto, que estas jovens mulheres se insiram no mercado de trabalho ou a criem o seu próprio trabalho. Aplicando os saberes adquiridos nas áreas de formação que venham a integrar e/ou operacionalizando saberes para a criação de marca própria: na manufatura de objetos personalizados em design, material e decoração.

Pretende-se ainda que o método de tutoria e capacitação se reproduza. Tal torná-las-á em tutoras da nova geração que atualmente frequenta o projeto de intervenção comunitária ”Casa de São Bento” e, por serem residentes dentro da comunidade, captem outras mulheres que se deparem com as mesmas necessidades, ou seja, a capacitação para a emancipação e inserção plena destas jovens mães no mercado de trabalho e nas redes sociais inerentes.

Formam-se assim núcleos de trabalho que não visam somente a capacitação pessoal, mas também a criação do próprio emprego como oficinas de costura com produção própria e personalizada, pequenos arranjos e oficinas de manutenção onde se oferece trabalho pontual e especializado nas áreas de limpeza, pequenos arranjos em casa, babysitting e cuidador.

Por último pretende-se abranger todos os Encarregados de Educação e Jovens com ligação à Casa de S. Bento.

Objetivos:

  • Inserção plena de jovens, desempregados de longa duração, no mercado de trabalho;
  • Capacitar as jovens para a inserção plena na sociedade;
  • Criar um grupo mediador para participar na implementação do projeto;
  • Promover a educação parental.

 

Destinatários: 

Jovens mulheres entre os 18 e os 35 anos, desempregadas, com baixas qualificações (1º e 3º ciclo do ensino básico).

 

Apoio:

  • Voluntariado – participação nas atividades;
  • Voluntariado de competências – formação à população alvo em diferentes competências;
  • Cedência de Materiais, Equipamentos e Fornecimentos – material para costura e produção de artesanato, material informático.

 

Impacto Social:

Com este projeto procura-se ter um efeito multiplicador sobre a comunidade através da transmissão de conhecimentos, competências pessoais e sociais aos participantes. Perspetiva-se que os participantes transmitam os saberes aos seus filhos, e respetivos pares, capacitando-os para uma inserção plena na sociedade.

 

Contrapartidas para as entidades parceiras:

  • Participação num projeto social de formação e criação de emprego próprio;
  • Aquisição de serviços futuros;
  • Possibilidade de fazer projetos de team building;
  • Publicidade das empresas solidárias.

 

Caso tenha interesse em apoiar este Projeto deve entrar em contacto com o Programa "Oeiras Solidária" através do seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.