sábado 18 agosto 2018

Logo Sala AbertaEntidade Promotora: Centro Sagrada Família – Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas

Tipologia: Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)

Localização: Rua António Luís Gomes, Quinta do Leonel, n.º 9 e 11, 1495-129 Algés

Descrição: O Projeto oferece um lugar de encontro, lazer e apoio educativo aos familiares, onde podem partilhar experiências e preocupações, observar situações diversificadas e beneficiar do apoio profissional, usufruindo de espaços e materiais variados e estimulantes.

As sessões privilegiarão as relações interpessoais e a criação de um clima empático, de respeito, cooperação e empatia recíproca. Serão oportunidades diversificadas para brincar, partilhar e realizar aprendizagens através da interação entre os adultos e as crianças, tornando-se momentos significativos, divertidos, únicos envolvendo todos os participantes.

Destina-se às crianças que não frequentam instituições de infância e seus cuidadores (mães e pais, avós e irmãos mais velhos, entre outros; para amas com as crianças que têm à sua guarda), dando resposta à lista de espera da instituição.

Objetivos: Promover o convívio destes adultos e destas crianças com os seus pares através de conversas e brincadeiras, evitando o isolamento

Destinatários: Crianças dos 0 aos 4 anos que não frequentam instituições de infância e seus cuidadores (mães e pais, avós e irmãos mais velhos, entre outros; para amas com as crianças que têm à sua guarda).

• Voluntariado de competências: formação no âmbito do apoio à primeira infância;

• Donativos: apoio com material para sessões temáticas, ou financeiro com gastos em recursos humanos (animador sociocultural), despesas de funcionamento e/ou seguros de acidentes pessoais;

• Materiais, Equipamentos e Fornecimentos: Livros e Documentação Técnica, Material Didático, Material de Escritório e Material para Ateliers;

• Transportes: Passeios e Visitas.

Sustentabilidade: As sessões programadas permitem que as crianças possam brincar livremente entre si enquanto os adultos convivem, beneficiando uns e outros do apoio pedagógico e social. A sustentabilidade do Projeto será preservada com a comparticipação mensal por parte dos participantes.

Indicadores de Impacto Social: O Projeto é um serviço à comunidade, flexível e pouco dispendioso, ocasional e temporário, onde os familiares e/ou não familiares cuidam das suas crianças com algum apoio e aconselhamento por parte do animador.

Acreditamos que o nosso projeto constitui uma boa prática a replicar em diferentes contextos escolares, dada as suas especificidades e caráter único no âmbito do relacionamento e convívio entre gerações.

• Divulgação dos apoios dados junto dos parceiros da instituição;
  • Participação de colaboradores de parceiros no Projeto.