oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

 oeirassol                 PORTAL OEIRAS Simageedit 2 6585811264OLIDÁRIA

 oeirassol            PORTAL OEIRAS SOLIDÁRIAimageedit 2 6585811264

sexta 23 fevereiro 2018

Logo Champs 

 

Entidade Promotora: Academia dos Champs – Associação

Tipologia: Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)

Localização: Rua Barata Salgueiro nº 30 7º esq, 1250-044 Lisboa

Descrição: A Academia dos Champs apresenta-se como um projeto de integração social destinado a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos, tendo como MISSÃO integrar socialmente os seus alunos, o desporto é meio de capacitação e de acompanhamento de crianças em situação de vulnerabilidade social, dotando-as de ferramentas que se esperam venham a ser determinantes no seu futuro, englobando o desenvolvimento pessoal, social e profissional.


 

Mais do que proporcionar uma ocupação dos tempos livres aos seus alunos, a Academiados Champs assegura-lhes a possibilidade de aprenderem a superar os seus próprios limites através da prática desportiva regular, evitando dessa forma estilos de vida e comportamentos desviantes que possam vir a condicionar a sua formação pessoal. Objetivos: Promover a prática de uma atividade desportiva saudável, bem como a inclusão e igualdade de oportunidades no desporto às crianças e jovens que pretendam jogar basquetebol. Além do mais, desenvolver intervenções territoriais de proximidade.

Objetivos: Demonstrar todos os benefícios de se encarar o desporto como filosofia de vida, promovendo a integração de jovens em situação de vulnerabilidade social, a capacitação de jovens com ferramentas de desenvolvimento pessoal e social.

Destinatários: Jovens entre os 6 e os 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. No concelho de Oeiras, mais concretamente no núcleo da Outurela, em Carnaxide, a Academia dos Champs trabalha no ano lectivo de 2016-2017 com 50 alunos.

Apoio:

  • Voluntariado: Possibilidade de requalificação de espaço físico no núcleo da Outurela;

  • Voluntariado de competências: Formação constante dos alunos em áreas tão diversas como informática, idiomas, acompanhamento escolar, tutoria, serviços de saúde;

  • Cedência de Materiais, Equipamentos e Fornecimentos: Material desportivo, estrutural para a modalidade do ténis (ex. redes, postes, iluminação artificial) e serviços qualificados (ex. renovação infraestruturas);

  • Donativos Financeiros: o pagamento das aulas de ténis dadas aos alunos (€1.8237,68).

Sustentabilidade: A captação de fundos para o projeto tem um carácter constante e permanente, tanto a nível nacional como no âmbito de apoios internacionais. Entre as diversas formas de angariação de verbas, a infraestrutura da Academia dos Champs existente no núcleo da Outurela/Carnaxide oferece a possibilidade de aluguer dos courts de ténis ao público, bem como a oportunidade de serem lecionadas aulas de ténis a alunos particulares, sendo que todas as receitas são canalizadas para o financiamento do projecto. O mesmo princípio se aplica a eventos de ténis que possam ser organizados no local, pois a infraestrutura assim o permite.

Indicadores de Impacto Social: Desde 2009/2010 é reconhecida a mais valia do projeto da Academia dos Champs, no fomento da atividade desportiva entre os mais jovens, mas também na restante comunidade, que no caso particular da Outurela, frequenta o núcleo e utiliza com regularidade o espaço da Academia dos Champs.

No capítulo da integração social, os objetivos vão sendo também alcançados, em especial através do exemplo de alunos mais velhos que assumem já algumas tarefas de responsabilidades em departamentos específicos ligados diretamente ao Parceiro Social (como sendo o Clube de Jovens), ou até mesmo na Academia dos Champs, onde um dos alunos mais velhos desempenha já funções de treinador nos escalões de iniciação – ao passo que outros acompanham regularmente os alunos mais novos, por exemplo, na formação e desempenho da função de apanha-bolas no evento Estoril Open.

Contrapartidas para as entidades parceiras:

  • O nosso trabalho é dedicado a fazer a diferença na vida dos nossos alunos. Todavia, aos apoios recebidos desde a fundação da Academia dos Champs, procuramos dar o devido retorno e agradecimento, nomeadamente através da comunicação dos mesmos aos nossos parceiros por via das plataformas existentes (ex. redes sociais, website, newsletter) ou através de plano específico de comunicação, conforme a tipologia do apoio dado.

Caso tenha interesse em apoiar este Projeto deve entrar em contacto com o Programa "Oeiras Solidária" através do seguinte correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.